Prefeitura tem 100 milhões para investir em trânsito, mas quem paga o pato é o usuário de ônibus

Se saísse até a sua sacada, o prefeito poderia ver o veículo no “prego” e talvez se lembrasse de que em uma semana vence o prazo para que seja apresentado e cumprido o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) dos Transportes Coletivos, firmado com o Ministério Público e, principalmente, com o povo. Não custa lembrar: esse termo já sofreu três aditivos e, dificilmente, será cumprido. O motivo? A já sabida incompetência administrativa da Prefeitura para cumprir prazos e promessas.

Por hora, o que se vê é apenas a Prefeitura, na presença do secretário municipal de trânsito e transportes, Canindé Barros, desafiando o Ministério Público ao afirmar que a licitação sairá apenas em 2015, ano que vem. Quem acredita?
Com um orçamento dos mais gordos a Secretaria de Trânsito e Transportes e o Fundo Municipal Especial de Trânsito garantem para esse setor a bagatela de quase R$ 100 milhões de reais para investimentos na área (exatamente R$ 96.677.869,00). O que se tem visto são obras eleitoreiras.

Nesta deficitária cidade não há metrô, BRT’s e o mais próximo que chegamos disso foi o VLT, que apodrece em um galpão por falta de plano para seu uso. Inutilmente, a população vai aguardar por esses benefícios ou por outras como GPS nos ônibus e uma Central de Engenharia de Tráfego.
Como se não bastasse uma frota de ônibus formada por carroças que vivem no prego, penalizando os usuários, agora o Sindicato dos Rodoviários resolve paralisar agora às 18h, deixando que as pessoas sem ter como voltar para casa. Quem paga o pago é sempre a população que, depois de ficar quase 20 dias prejudicada por uma greve de ônibus, teve que pagar mais 30 centavos pela passagem. Ah, São Luís!
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