quarta-feira, 24 de setembro de 2014

A PASSAGEM AUMENTOU E OS PROBLEMAS TAMBÉM, MUDOU?

Grades quebradas permitem acesso a terminal de ônibus

No terminal da Praia Grande muitos aproveitam a distração ou a falta de fiscais para entrar sem pagar ou até cometer crimes.

Por O Estado do Maranhão

Foto: Flora Dolores
Homem aproveita grades quebradas
Apesar das recentes reformas pelas quais passou, o Terminal de Integração da Praia Grande, em São Luís, continua com um de seus problemas mais antigos, os enormes buracos nas grades posteriores, que permitem o acesso de usuários sem o pagamento da tarifa e, ainda, facilita a entrada de pessoas mal intencionadas ao local. Além disso, parte do asfalto dos fundos do terminal está cedendo, abrindo um enorme buraco.
O Terminal de Integração da Praia Grande recebeu ações de reparos recentemente, entre elas pintura, instalação de novas rampas de acesso e piso tátil para facilitar o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida, além de uma nova identidade visual. Contudo, a reforma das grades não foi priorizada, apesar dos possíveis prejuízos que possam causar às empresas de ônibus pelo não pagamento da tarifa de R$ 2,40.
As aberturas, cada vez maiores e escondidas pelos ônibus reservas que ficam estacionados no terminal, permitem que muitas pessoas utilizem o transporte público gratuitamente. A falta de fiscalização ou até mesmo de atenção dos fiscais é a lacuna que muitas pessoas aproveitam para entrar sem pagar. "Eu estou desempregado e preciso sair todo dia para procurar emprego e não é sempre que tenho dinheiro. Vi o buraco e aproveitei para entrar sem pagar, já que não tem fiscalização", disse Carlos Lima, de 35 anos, morador do bairro Sacavém.
As reclamações partem também dos usuários que pagam a tarifa e que se dizem lesados pela falta de fiscalização, pois cria um clima de insegurança, já que facilita também o acesso de criminosos. "Entra qualquer pessoa por essas grades e nós, que pagamos, ficamos vulneráveis, porque não tem como saber se quem está entrando vai fazer algum mal ou se só não tem dinheiro mesmo", afirmou a manicure Raimunda das Chagas, de 28 anos.
Além dos problemas na grade, parte do asfalto da área onde ficam estacionados alguns ônibus também está cedendo, abrindo um grande buraco no local, e que só tem aumentado a cada dia.
O Estado entrou em contato com a Prefeitura de São Luís e em nota a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes(SMTT) informou que o Terminal de Integração da Praia Grande está passando por reformas e que todos os problemas citados estão sendo solucionados.

Mais

O Sistema Integrado de Transporte de São Luís (SIT) foi criado em 1996, quando foi inaugurado o Terminal de Integração da Praia Grande, pelo poder municipal, para atender especialmente a área do Centro, São Francisco, Itaqui-Bacanga, Monte Castelo e adjacências. Ele é o que tem a maior área entre os terminais de São Luís, mais de 21 mil metros quadrados, e o que diariamente tem o maior volume de circulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário