quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

O RELATOR DA LAVA JATO O MINISTRO TEORI ZAVASCKI MORRE EM ACIDENTE DE AVIÃO!

Filho do ministro do STF publicou às 18h05 desta quinta-feira no Facebook: "Acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu"

Resultado de imagem para teori zavascki
Teori Zavascki, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator da Operação Lava Jato na Corte, morreu em acidente aéreo na tarde desta quinta-feira (19), em Paraty, na região da Costa Verde, litoral sul do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por Francisco Zavascki, um dos filhos de Teori. O ministro tinha 68 anos e estava no STF desde 2012, quando foi indicado pela então presidente Dilma Rousseff.
Filho de Teori Zavascki confirma morte do pai (Foto: reprodução/facebook)
Filho de Teori Zavascki confirma morte do pai (Foto: reprodução/facebook)
Após quase dois anos do início da Operação Lava Jato, o foco do trabalho de Teori, atualmente, estava na homologação das delações premiadas dos executivos da Odebrecht. Ele se reuniria nas próximas semanas com a equipe para avaliar os depoimentos, informou a coluna Expresso. 
Entre as decisões de Teori nos processos da Lava Jato no STF, está o afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara dos Deputados e do mandato, em maio do ano passado. Na decisão liminar, de 73 páginas, ele atendeu pedido feito pela Procuradoria Geral da República. "Além de representar risco para as investigações penais sediadas neste Supremo Tribunal Federal, é um pejorativo que conspira contra a própria dignidade da instituição por ele liderada", argumentou. Posteriormente, o Plenário do STF confirmou o afastamento de Cunha, que acabou depois cassado por seus pares na Câmara.
Nascido no dia 15 de agosto de 1948, em Faxinal dos Guedes (SC), Teori se formou em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1972, e é doutor em Direito Processual Civil pela mesma instituição.
Foi advogado (1976-1989) e coordenador dos Serviços Jurídicos (1979-1986) do Banco Central do Brasil, superintendente jurídico do Banco Meridional do Brasil (1986-1989), desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (1989-2003). Em dezembro de 2002, Teori foi indicado pelo então presidente, Fernando Henrique Cardoso, para a vaga do ministro Garcia Vieira no STJ. Foi nomeado em março de 2003 já pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Teori Zavascki era viúvo desde 2013 e deixou três filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário