Por: Júlio Belargo
Depois
que o editor deste blog pressionou a Reitora Nair Portela com a denúncia de uma
estudante sobre o fechamento do HUzinho e universidade lança uma nota tentando
explicar a situação caótica em que mais uma área da universidade passa a se
encontrar graças a falida gestão de Nair.
Na
nota diz que os atendimentos eram para uma “clientela
preferencial, como vinha ocorrendo”, mas vale lembrar que essa clientela
especial a quem a nota se refere foi quem a elegeu, não foi a população de São
Luís que a elegeu, e sim os estudantes, técnicos administrativos e os
professores, que são as pessoas que realmente recebem esse atendimento.
Porque todas as gestões que passaram não mexeram no HUzinho e
justo ela que é formada em enfermagem e ex diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde fez isso prejudicando tantos? Ela já
acabou com as calouradas dentro da universidade, demitiu uma boa parte do
quadro da segurança, Nair também elitizou as bolsas de pesquisa e extensão e
agora ela acaba com o HUzinho?! Só falta ela aumentar o valor do Restaurante
Universitário que é a próxima promessa dela!
Nair Portela passou de todos os parâmetros do bom senso desde
o começo de sua gestão, ela é uma verdadeira golpista que enganou a todos que
apoiaram e votaram nela, já está na hora de um basta pois isso é um absurdo! #ForaNairPortela
Confira a nota:
Tendo em vista notícia veiculada em
mídia eletrônica sobre o fechamento do HU – Unidade Câmpus do Bacanga,
conhecido como HUzinho, a Superintendência do Hospital Universitário da
Universidade Federal do Maranhão vem a público esclarecer o seguinte:
1.
Os serviços de saúde dos hospitais
universitários e de ensino integram-se ao Sistema Único de Saúde-SUS, mediante
convênio, conforme determina a Lei 8.080/90 (Lei Orgânica da Saúde);
2.
Desde a instalação e o funcionamento,
essa unidade tem sido de inteira responsabilidade do HU-UFMA, tanto no aspecto
operacional quanto material e financeiro;
3.
Em razão do princípio de
universalidade do acesso aos serviços de saúde, o SUS não permite clientela
preferencial, como vinha ocorrendo;
4.
No convênio celebrado entre o
gestor do SUS e o HU-UFMA, visando integrar o Hospital Universitário na rede de
serviços de saúde, ficaram pactuadas metas do processo de atenção à saúde.
5.
Houve, portanto, necessidade de
o Hospital Universitário readequar os serviços de saúde disponibilizados
para a clientela universal do SUS, segundo os critérios estabelecidos pelo
sistema de regulação do SUS.
6. Não
houve prejuízos para a população, uma vez que a clientela atendida no
HUzinho, é adscrita a outra unidade da rede SUS.
São Luís, 10 de janeiro de 2017
JOYCE SANTOS LAGES
Superintendente do Hospital Universitário/UFMA
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