terça-feira, 11 de outubro de 2016

FLÁVIO DINO DITADOR NÃO COMUNICA REITOR DA UEMA SOBRE O DESMEMBRAMENTO DA UNIVERSIDADE!

Gustavo Pereira da Costa só soube de desmembramento através de blogs

Resultado de imagem para flavio dino ditador
Por: Gilberto Léda
O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), professor Gustavo Pereira da Costa, emitiu na semana passada uma nota de esclarecimento por meio da qual faz uma crítica velada à postura autoritária do governador Flávio Dino (PCdoB) no episódio do anúncio da criação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul).
O projeto está em tramitação na Assembleia Legislativa desde o final do mês de setembro, mas ele só soube da sua existência através de blogs, que replicaram a notícia do Governo do Estado.
Segundo o gestor, a Uema “recebeu com surpresa” a informação sobre a criação da nova instituição, que nascerá do desmembramento da atual universidade – o que denota que a decisão do comunista sequer foi comunicada à comunidade universitária.
Para tentar não ficar de fora do processo – e pressionado por professores, servidores e alunos -, Gustavo da Costa informa que “já iniciou diálogo com o Governo do Estado no sentido de salvaguardar os interesses da comunidade universitária” e pede que os corpos docente e discente e servidores em geral “se mantenham, com serenidade e equilíbrio, no efetivo exercício de suas atividades acadêmicas e administrativas, certos de que não lhes serão subtraídos direitos e conquistas”.
Detalhe: com a divisão, a nova UemaSul nasceria como Centro Acadêmico, não como universidade de fato – por não atender a critérios mínimos de mestrado e doutorado. Mas como não conversou sequer com o reitor da Uema antes de propor o projeto, Flávio Dino só soube disso há poucos dias, o que obrigou o Palácio dos Leões a retirar de pauta um requerimento em que se pedia que o projeto tramitasse em regime de urgência na Assembleia.
E agora tentam corrigir o erro.
Coisa do governo dos Diálogos pelo Maranhão…
Abaixo a íntegra do comunicado da Uema
NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre o projeto de lei de criação da UEMASUL

A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA recebeu ontem, 26, com surpresa, o anúncio do encaminhamento à Assembleia Legislativa, pelo Poder Executivo, do projeto de lei que cria a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, ocasião em que conheceu o teor do referido documento.

Em relação aos termos do projeto de lei e aos efeitos advindos de sua eventual aprovação, a UEMA já iniciou diálogo com o Governo do Estado no sentido de salvaguardar os interesses da comunidade universitária, representada por seus três segmentos, bem como para oferecer ao projeto em construção o lastro de sua experiência e a competência de sua atuação institucional.

Orienta, por conseguinte, aos seus professores, servidores e alunos, impactados pela notícia, que se mantenham, com serenidade e equilíbrio, no efetivo exercício de suas atividades acadêmicas e administrativas, certos de que não lhes serão subtraídos direitos e conquistas.

Fiel aos seus 35 anos de história e à sua missão de produzir e difundir conhecimento para a cidadania e formação profissional, a UEMA, como instituição social democrática, reconhece como legítima toda iniciativa que vise a ampliar quantitativa e qualitativamente a oferta de educação superior ao povo maranhense.
São Luís, 27 de setembro de 2016.

Prof. Gustavo Pereira da Costa – Reitor


Nenhum comentário:

Postar um comentário