terça-feira, 19 de janeiro de 2016

DESCASO DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SÃO LUÍS, FONTES ABANDONADAS FAVORECEM A PROLIFERAÇÃO DO AEDES AEGYPTI

Por: G1 MA
Fonte das Pedras
Do lado de fora já dá pra ver o reflexo do abandono. O que antes era pra embelezar a cidade, hoje representa um risco. Na Fonte das Pedras, no Centro Histórico de São Luís, o mosquito Aedes Aegypti encontra condições ideais para se reproduzir. Há copos pelo chão, garrafas espalhadas por toda parte, até embalagens com restos de comida.
Valdivino Santana sempre passa pelo local antes do trabalho e está preocupado. “Hoje em dia com Dengue e Febre Chikungunya está muito perigoso. A gente precisa ter uma área que seja cuidada”, disse.
A água que jorra das carrancas inundou a área reservada aos visitantes. Raimunda Santos é de Bacabal e veio conhecer a Fonte das Pedras, mas não teve uma boa impressão. “Disseram que a água era bem limpinha. E eu to vendo tudo sujo”, disse indignada.
As fontes não foram criadas só para embelezar a cidade ou um bairro. Elas fazem parte da história da capital. E em um passado distante, as fontes serviam para abastecer a capital maranhense. O tempo passou e hoje não são mais utilizadas. A água que passa por aqui é apenas para compor um cenário e é ai que está o perigo.
Fonte do Ribeirão
Na fonte do ribeirão, também no centro histórico de São Luís, a água não sai mais das carrancas e os peixes vivem em meio a muita sujeira. Ao redor um cenário de descaso: roupas, papel sujo, garrafas cortadas e outras jogadas. Se a fêmea do mosquito Aedes Aegypti depositar os ovos por aqui eles podem resistir por até um ano. Ou seja, um risco para saúde da população.
“É mais mosquitos que vai gerar nessa água aqui. Pode olha em volta. Difícil isso aí. Muito perigoso”, disse o pedreiro Raimundo da Rocha.
Problemas também na fonte da Praça Dom Pedro II. Uma área turística que está abandonada. Não existe mais água na fonte, mas com o período chuvoso o local pode acumular água parada. O que é bom para a proliferação do mosquito.“Não deixa de ser o foco, né? E com a aproximação do inverso, isso se torna mais perigoso ainda”, lembrou o taxista Marcelo Lopes. 
fonte da Praça Dom Pedro II
Vale lembrar que o mosquito da dengue é responsável por transmitir outras doenças como o Zika Vírus e Febre Chikungunya. E são ambientes como esses que o mosquito procura para se reproduzir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário