quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

MAIS DE 100 MIL ANIMAIS SÃO VACINADOS PELA PREFEITURA DE SÃO LUÍS EM CAMPANHA ANTIRRÁBICA

A Prefeitura de São Luís já contabiliza mais de 100 mil animais vacinados contra raiva desde o início de novembro em São Luís. A campanha, que é realizada sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e foi iniciada no dia 3 de novembro, já imunizou 108.669 cães e gatos contra a doença na capital maranhense. Cerca de 230 pessoas estão envolvidas no trabalho e já percorreram os distritos do Centro, Coroadinho, Bequimão, Cohab e Tirirical. Neste último, a campanha será concluída na próxima sexta-feira (16). No sábado (17), as equipes começam a vacinação no distrito da Vila Esperança.
O trabalho de vacinação está sendo feito de casa em casa, às sextas-feiras das 13h às 17h e aos sábados pela manhã, das 7h às 13h. Até o final da campanha, que deve acontecer na primeira quinzena de janeiro, a Prefeitura espera vacinar 160 mil animais e manter a capital sem registro da doença. Desde 2013, não há qualquer caso de raiva em São Luís.
Para a secretária de saúde, Helena Duailibe, o apoio da população às ações realizadas pela Prefeitura é um dos fatores que contribui para os bons números já alcançados pela campanha de imunização animal em São Luís. "A Prefeitura de São Luís tem mantido um rigoroso controle epidemiológico e se preocupado em garantir a cobertura vacinal. Outro ponto positivo é a grande adesão da população à campanha. As portas tem estado abertas para o trabalho dos nossos agentes. Como resultado, o município não registra, desde 2013, nenhum caso de raiva". 
IMUNIZAÇÃO
São vacinados animais a partir dos três meses de idade e que estejam no penúltimo mês de gestação. A secretária de Saúde explica que a vacina não é prejudicial ao animal prenhe, mas, o contato no momento de imobilizá-lo para vacinar pode ser traumático e ocasionar aborto, por isso, não são vacinados animais no último mês de gestação.
A campanha está sendo reforçada com uma ação de educação em saúde, feita por técnicos da Unidade de Vigilância em Zoonose (UVZ), que estão visitando as comunidades e orientando sobre condutas que contribuem para o bem-estar animal.
Caso a casa esteja fechada na ocasião da vacinação, o responsável deve procurar a sede da UVZ, na Estrada de Ribamar, onde os cães e gatos poderão ser vacinados, pois não haverá retorno das equipes de vacinação.
Além das campanhas anuais, a UVZ realiza vacinação de rotina em postos fixos na sua sede; no Centro de Saúde Salomão Fiquene, localizado no Cohatrac; e no Centro de Saúde Yves Parga, na Vila Maranhão.
A DOENÇA
A raiva é uma doença infecciosa, transmitida ao homem pelo vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente por meio de mordeduras. A doença provoca uma encefalite progressiva e aguda, sem tratamento e que leva as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos. Os sintomas são característicos e variam no animal e no ser humano. O animal geralmente apresenta dificuldade para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento e de hábitos alimentares e paralisia das patas traseiras.
O coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), João Batista Pires, ressalta que a raiva é uma doença sem tratamento e invariavelmente fatal; por isso, é indispensável vacinar os animais.
Agência São Luís


Nenhum comentário:

Postar um comentário