quarta-feira, 25 de maio de 2016

NÃO FAZEM MAIS UNIVERSITÁRIOS COMO ANTIGAMENTE...


Por: Maxsuel Silva

Todos sabem e sentem a angústia, o sofrimento e a humilhação que é usar o transporte público em São Luís, e é importante saber que usar ônibus não é um favor e sim um serviço do qual pagamos para usufruímos (e pagamos bem caro...) e que não é de qualidade, muito pelo o contrário, temos ônibus velhos, sucateados que vivem dando prego, que não passam no horário e quando passam não param no ponto, e são extremante lotados como se tivessem levando animais!

Em algumas capitais do país das quais tive o privilégio de visitar eu usei os seus sistemas de transporte que são de longe muito mais eficazes dos que o da nossa ilha, cidades onde os ônibus tem o piso baixo(diferente dos nossos ônibus que é quase uma escalada para adentrá-los) por que as vias não tem buracos, são novos, tem ar-condicionado, tvs(alguns aqui tem mais são uma porcaria) e até cinto de segurança, e a passagem é proporcional a todos esses serviços, enquanto aqui nos pagamos a passagem mais cara do Brasil proporcionalmente e temos esse ferro-velho que alguns tem a cara de pau de chamar de ônibus!

Em São Luís temos meia passagem para os estudantes, direito que no Rio de Janeiro que foi capital do país que só virou realidade em março de 2011, mas na Ilha isso tudo foi graças a estudantes tanto secundaristas como universitários que lutaram no ano de 1979 na época da ditadura por esse direito que muitos universitários hoje nem sabem de onde veio...

Mas porque esses universitários não sabem?! Talvez porque esses tenham sido criados a “danoninho, leite e pêra”, não tiveram dificuldade na vida, e só pegam ônibus para irem as suas universidades como parte do processo de ônus até alcançarem seu objetivo de ter um “anel no dedo” e um “Dr” no nome para ganharem muito dinheiro e ter seus grandes carros e passarem por cima de tudo e de todos no trânsito!

Esses não reivindicam nada, nunca tiveram o que reivindicar, pois já chegam com 18 novas universidades federais, triplicação dos IFET’s ReUni, Enem, ProUni, Fies tudo por causa do Lulismo, diferente do sucateamento Neoliberal do FHC na década de 90 onde os estudantes foram para as ruas contra a privatização da educação, mas quase ninguém sabe ou lembra mais disso né?!

E depois de vários aumentos consecutivos sem nenhuma(NENHUMA MESMO) melhoria no Sistema Integrado de Transporte – SIT onde estão os universitários? Mas onde que há 20 anos atrás isso teria ficado desse jeito!? Os estudantes secundaristas e universitários teriam ido às ruas para lutar por seus direitos, direito por um transporte público de qualidade para aqueles que vão transformar a sociedade com suas vidas e seus conhecimento adquiridos nesses anos de estudos.

Mas eu nem sei como concluir esse texto... talvez parafraseando Marx “universitários uni-vos!? Ou é melhor aquela “ser jovem e não ser rebelde é uma contradição genética”!? (Che Guevara). Mesmo sabendo que queimar ônibus para mim é uma contradição ética, moral e espiritual estou começando achar que é o único jeito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário