sexta-feira, 17 de março de 2017

QUARESMA TEMPO DE CONVERSÃO

Resultado de imagem para quaresma religiosa

Cristão deve ter os olhos sempre fixos no Senhor Ressuscitado. Toda nossa vida, toda nossa caminhada, atitudes, devem ser orientados pelo Cristo Ressuscitado, doador da vida. Ao iniciarmos a quaresma  temos como objetivo a Páscoa. A Vitória de Jesus sobre a cruz, sobre a morte, é Vitória de todo batizado que segue seus passos. Os quarenta dias da quaresma nos lembram os quarenta anos do povo de Deus, transcorridos no deserto, os quarenta dias em que Moisés esteve no Monte Sinai (Ex 24,12-18.34); os quarenta dias em que Golias, o gigante filisteu, desafiou Israel até que Davi avançou contra ele, abateu-o e o matou (1 Sm 17,4-54), os quarenta dias durante os quais Elias, fortificado pelo pão cozido sob as cinzas e pela água, chegou ao monte de Deus, o Horeb (1 Rs 19,3-8); os quarenta dias nos quais Jonas pregou a penitência aos habitantes de Nínive (Jn3, 1-4); e, principalmente o jejum de quarenta dias de Jesus Cristo vencendo toda tentação no deserto (Lc 4,1-13).

Só entramos neste deserto porque Jesus vai à nossa frente. Sozinhos é impossível vencer qualquer tentação. Por isso, é preciso ter coragem e humildade para encarar nossos limites, fraquezas, pecados, vícios, confiar em Jesus, na força do Espírito Santo recebido no batismo e partir para o deserto, rumo a Vitória.

A Vitória de Jesus é conseqüência de sua obediência ao Pai. A oração, a esmola e o jejum são exercícios que nos ajudarão a crescer nesta obediência a exemplo de Jesus, a final, também somos filhos.

Quarta-feira de cinzas abre esta caminhada quaresmal, como celebração de penitência, arrependimento. O carnaval que precede toda quaresma é a festa profana que diz que devemos nos divertir ao máximo, comendo carne (fartura), bebendo vinho, dançando e cantando (alegria), pois a quaresma vem ai. Ninguém é obrigado a gostar de carnaval, mas brincar o carnaval não é em si pecado; depende do "como" se brinca o carnaval. Tem que ter muito juízo e responsabilidade, principalmente nos tempos de hoje que despensa comentários.

Lembro-me de minha mãe, Sebastiana, que nas sextas-feiras, não ligava rádio, nem televisor, nem varria casa, nem comia carne. Era a solidariedade a Jesus crucificado na sexta-feira da paixão. Será que isso ainda existe? Vale a pena praticar um destes exercícios espirituais.

Caminhada especial farão os catecúmenos da catequese com adultos. Aqueles que vão receber o batismo na Páscoa serão acompanhados com nossas orações para que esta conversão ao Deus da Vida aconteça e transforme suas vidas em novos filhos do Pai, irmãos do Filho e templos vivos do Espírito Santo, construtores do Reino de Justiça, paz e amor.

A todos desejo muita força na caminhada quaresmal, pois cada um fará a sua, e que nos encontremos na festa da Páscoa (cf. Ap 2, 10).

Pe. Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário