terça-feira, 1 de novembro de 2016

MAIS UM PRÉDIO DA UFMA É OCUPADO CONTRA A PEC 241!

Professor Saulo Pinto, do Departamento de Economia, durante debate com os alunos no CCSo
SÃO LUÍS – Alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) ocuparam, no início da tarde desta segunda-feira (31), o Centro de Ciências Sociais (CCSo). Eles estão reunidos na Praça 8 do prédio em protesto contra a PEC 241(que tem como objetivo limitar os gastos públicos pelos próximos 20 anos). Na semana passada, parte do Centro de Ciências Humanas (CCH) também foi ocupado, assim como Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Centro Histórico, o IFMA Campus Açailândia, a UFMA Campus Chapadinha, o Núcleo de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e o Centro Integrado do Rio Anil (Cintra), em São Luís. Instituições garantem que realização do Enem não ficará prejudicada.
A aluna do curso de jornalismo, Juliana Ribeiro, falou sobre a iniciativa dos estudantes. “Nosso objetivo aqui é tentar mobilizar o Centro de Ciências Sociais, para que a gente possa estar debatendo sobre a PEC 241 e organizar um calendário de atividades, com aulões, debates, enfim, coisas que a gente que são importantes. Que esse centro também esteja também à frente desta mobilização. Porque nós cursos que são importantíssimos, linha de frente, nos processos políticos do país”, comentou.
A presidente o Centro Acadêmico de Pedagogia, Eveline Pinheiro, também falou sobre a ocupação. “De imediato nós vamos chamar os estudantes do centro para uma discussão sobre a PEC. Sobre o que está sendo imposto com esse governo Temer. Sobre os efeitos desta PEC tanto na educação, quanto na área da saúde. E esse retrocesso de direitos adquiridos ao longo da história. Então, esse conceito de ocupação é no sentido de chamar os alunos para discutir”.
Alguns professores se mobilizaram e iniciaram debates com os alunos. Um dos primeiros a falar foi o professor Saulo Pinto, do Departamento de Economia. Em seguida, foi a vez de Cláudia Durans, candidata do PSTU nas últimas eleições municipais.
Na sexta-feira, durante a ocupação no CCH, um professor do departamento de Filosofia atirou algumas cadeiras na direção de alunos e um grande tumulto se formou no local.
Provas do Enem
Como o Centro de Ciências Sociais será local de provas da edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste sábado (5) e domingo (6), existe a preocupação. No entanto, a diretor do Centro, Lindalva Maciel, informou que vai sugerir para os alunos que a ocupação não atrapalhe quem queira fazer prova.
As assessorias do IFMA, assim como a assessoria da UFMA, garantem que as ocupações nestes locais não vão atrapalhar o andamento normal do calendário de prova. Já o MEC ainda não se pronunciou sobre as ocupações em locais de provas em outros estados do país.
PEC aprovada
A PEC 241 foi aprovada pelo plenário da Câmara dos Deputados na noite de terça-feira (25), em segundo turno, com 359 votos a favor, 116 contrários e duas abstenções. Depois da Câmara, a proposta será encaminhada ao Senado, onde também será votada em dois turnos.

Fonte: O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário