quarta-feira, 30 de novembro de 2016

SUS: PREFEITURA SOLICITA JUNTO AO MINISTÉRIO DA SAÚDE AUMENTO NO TETO DE GASTOS!

Resultado de imagem para helena duailibe
Por: Felipe Mota
A Secretaria Municipal de Saúde de São Luís – SEMUS, reivindica há pelo menos 5 anos, o aumento no repasse do Sistema Único de Saúde – SUS, valor pago aos municípios que assumem integralmente a responsabilidade pelo setor. A SEMUS está cobrando do governo federal o aumento do teto financeiro pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A secretária municipal de saúde, Dr. Helena Duailibe, diz que o município não vem medindo esforços para atender a população de São Luís, contudo, o valor repassado pelo SUS, deve acrescido de pelo menos, 30 a 40%, para ofertar o número vagas necessárias e a demanda que é crescente.
“Nós precisamos aumentar, no mínimo, 30 a 40% dos recursos para os prestadores do Serviço de Saúde – SUS, e aumentar também os recursos para a nossa gestão municipal, para nós ofertarmos o número de vagas necessárias pelo SUS”, finalizou a secretária.
Repasses
O teto financeiro é um valor fixo repassado todo mês pelo Ministério da Saúde para cobrir custos com procedimentos de alta e média complexidade. A quantia que chega a cada município é definida com base em indicadores populacionais e dos serviços prestados. No entanto, com o passar do tempo e o aumento da demanda, os recursos ficaram defasados. Com isso, as cidades se vêem obrigadas a dar uma complementação maior. Atualmente, boa parte dos municípios com gestão plena investe em saúde entre 18% e 22% do orçamento próprio – o mínimo previsto em lei é de 15%.
São Luís recebe R$ 240.000 / Ano (Duzentos e Quarenta Mil Reais, por ano), para a Gestão do Sus 
gestao-do-sus


Nenhum comentário:

Postar um comentário