quinta-feira, 22 de setembro de 2016

SECRETÁRIO CANINDÉ BARROS FALA SOBRE AS MELHORIAS NO TRANSPORTE PÚBLICO DE SÃO LUÍS


Por: Elane Paulo

Em uma entrevista com o Secretário de Transporte da Prefeitura de São Luís, Canindé Barros, existe uma perspectiva de cumprimento do edital de licitação do transporte público até o final do ano, com o acréscimo de 210 ônibus na malha viária de São Luís, sendo que vários ônibus já foram injetados dentro do Sistema de Transporte Integrado da cidade, e na próxima semana, mais 40 ônibus serão inseridos em diferentes linhas. A substituição dos ônibus está sendo feita, tendo como prioridade os ônibus acima de 10 anos, esse é o principal critério. Segundo o secretário, estes serão retirados e substituídos por ônibus novos, para manter uma média de 3 a 4 anos circulando, pois é o que exige o edital.



Estão sendo entregues hoje, mais 6 ônibus novos, que farão a rota Bequimão/São Francisco e Coroadinho/Vila Conceição, somado aos 10 que já foram entregues, mais 3 micro ônibus que já se encontram rodando na área central da cidade. Na próxima semana, serão entregues ao Sistema de Transporte de São Luís mais 40 ônibus que já estão em processo de modificação conforme o edital. São 210 ônibus que a Secretaria de Transporte pretende colocar até o final do ano, seguindo o critério de renovação da frota, que é a substituição dos ônibus com mais de 10 anos.Um exemplo é a linha Calhau/Litorânea que teve sua frota renovada, pois tinha ônibus com 15 anos circulando e hoje existe nessa linha ônibus de 2015 e 2016, inclusive com ar condicionado, e a linha Cohama com ônibus acima de 10 anos que foram substituídos colocando 5 ônibus também com ar condicionado. Além do ar condicionado, os novos ônibus são munidos de um sistema hidráulico, proporcionando ao motorista dirigir com tranquilidade e a acessibilidade para os cadeirantes, conforme exigido na Lei de Acessibilidade (Decreto Leinº 5.296).

A busca é por qualidade do transporte público da nossa cidade e segurança na mobilidade pública, diz o secretário. Segundo Canindé Barros, está sendo planejado o Botão de Pânico, dentro do Centro de Controle operacional – CCO que está sendo implantado para que haja uma fiscalização mais rígida dentro do sistema de transporte.


A substituição da frota já está em 42% desde o inicio da gestão do prefeito Edvaldo Holanda Júnior, com um número de 375 ônibus inseridos mais os 16 que entraram atualmente no sistema, totalizando 391 ônibus novos até hoje, sendo que a proporção que vai chegando mais ônibus, vai sendo distribuído seguindo o critério de renovação da frota com mais de 10 anos rodando. Todos fazem parte dos lotes do edital de licitação, que exige ônibus novos com ar condicionado, acessibilidade e fiscalização. A central de monitoramento, que será o Centro de Controle Operacional – CCO, irá funcionar dentro da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte – SMTT, contando com a instalação de mais 60 câmeras que serão espalhadas pelas principais vias da cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário