A Fundação oficial de São Luís ocorreu em 1612, quando os franceses passaram a ocupar a região e instalaram o Forte de São Luís. O nome da cidade é homenagem ao Rei Luís XIII. |
Foto: Ruy Barros |
A cidade de São Luís fica situada no litoral maranhense, traz consigo influência dos nativos, português, africanos e franceses. A diversidade é manifesta na mistura cultural presente na cidade.
A Fundação oficial de São Luís ocorreu em 1612, quando os franceses passaram a ocupar a região e instalaram o Forte de São Luís. O nome da cidade é homenagem ao Rei Luís XIII.
Arquitetura
A colonização portuguesa marca a história urbana de São Luís. É possível encontrar no chamado ” núcleo fundacional ” reflexos urbanísticos planejados no século XVII, pelo Engenheiro-Mor Frias de Mesquita.
O traçado quadrilátero ortogonal – de influência espanhola – se adequa à declividade da área, auxiliou na expansão do núcleo central, que continua até hoje. Esta foi uma das características que conferiu à cidade o título de Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO, em 1997.
Os casarões de São Luís e suas fachadas azulejares, construções do século XIX, garantiram a São Luís o título de capital brasileira com maior número de casarões em estilo tradicional português e maior conjunto arquitetônico homogêneo da América Latina
Cultura
O título de Atenas Maranhense é devido a riqueza de poemas e romances dos grandes literários, tais como Aluísio de Azevedo, Gonçalves Dias, Graça Aranha, entre outros.
Além da literatura, o ritmo dos tambores do tambor de crioula, do reggae e bumba-meu-boi fazem parte do seu patrimônio cultural.
Atenas Maranhense, Capital do Reggae, Ilha do Amor, Capital Brasileira da Cultura e Cidade Patrimônio Mundial da Humanidade, revelam a peculiaridade desta cidade única, chamada São Luís.
Fonte: Jornal Pequeno
Nenhum comentário:
Postar um comentário