quinta-feira, 21 de julho de 2016

EDIVALDO HOLANDA JR TERÁ A DECISÃO FINAL DEPOIS QUE O PT INDICOU MÁRIO MACIEIRA PARA VICE

Por: Ribamar Corrêa 
O PT confirmou ontem o advogado Mário Macieira como o nome que levará hoje ao prefeito Edivaldo Jr, (PDT) para compor sua chapa como candidato a vice-prefeito na corrida à reeleição. Junto com nome de Mário Macieira para vice, o PT comunicará ao prefeito que toda a sua militância em São Luís irá para as ruas em total engajamento na campanha. A escolha de Mário Macieira aconteceu numa reunião do partido ontem à noite, num hotel do São Francisco e se deu por aclamação, numa demonstração de que o partido, depois de um longo período marcado por profundas divisões internas, começa um processo de reunificação, que na visão do deputado estadual Zé Inácio, renovará e fortalecerá o partido. As lideranças petistas entram agora em compasso de espera, aguardando a resposta de Edivaldo Jr., que dirá sim ou não ao partido.
Ao escolher o advogado Mário Macieira para representa-lo na chapa do prefeito de São Luís à reeleição, o PT deu uma tacada de grupo politicamente maduro, e movido pela quase certeza de que sua proposição será acatada. Em primeiro lugar, a escolha foi consensual, o que significa dizer que Macieira entrou na disputa interna como um quadro agregador, atraindo o voto favorável das mais diversas correntes do partido, que haviam se afastado nos últimos tempos por causa da aliança com o PMDB no Maranhão. A tomada de posição mostrou que o partido está mesmo se reagrupando e, ao que parece, determinado a ser um protagonista de peso no tabuleiro do xadrez político do Maranhão.
Mário Macieira só não será o candidato a vice na coligação liderada pelo PDT se o prefeito Edivaldo Jr., por alguma razão fora do tabuleiro político, não aceitá-lo. Mesmo levando em conta a força política do senador Roberto Rocha no jogo para fazer um vice do PSB, as circunstâncias são inteiramente favoráveis ao escolhido do PT. Há sinais nítidos de que Mário Macieira tem o aval do governador Flávio Dino, cujo partido, o PCdoB, abriu mão de indicar o candidato à vice, tudo indica, já preservando a vaga para o ex-presidente da OAB. Não fosse esse o projeto, o PCdoB dificilmente deixaria de ocupar a vaga diante da possibilidade concreta de vitória do prefeito nas urnas.
Politica e eleitoralmente, Mário Macieira pode somar. É jovem, conhecido, representa uma grande fatia dos advogados, que é uma categoria formadora de opinião. É um profissional bem sucedido, com posições políticas e ideológicas bem claras, mas de postura firmes no sentido de construir consensos, tanto que foi eleito e reeleito para o comando da OAB, onde fez uma gestão movida por dois vieses fortes: a defesa intransigente dos interesses da categoria – com duras críticas ao sistema judiciário – e como defensor dos direitos humanos e do estado democrático de direito. Seu perfil se completa com a sua correção pessoal e com o lastro de um forte envolvimento político com São Luís. Primeiro pela figura do avô, o respeitado médico Carlos Macieira, que foi prefeito da Capital nos anos 50 do século passado, cargo exercido também por seu pai, o economista Roberto Macieira no início dos anos 80. E depois pela mãe, Simone Macieira – filha da lendária militante comunista Maria Aragão -, que foi vereadora de São Luís.
A esses argumentos se soma o fato de que Mário Macieira quer ser candidato a vice-prefeito de São Luís na chapa do prefeito Edivaldo Jr..

Nenhum comentário:

Postar um comentário