quinta-feira, 17 de agosto de 2017

35 ANOS DA UEMA SÃO COMEMORADO EM SESSÃO SOLENE NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA


A Assembleia Legislativa realizou no Plenário, na manhã desta quinta-feira (17), sessão solene em comemoração aos 35 anos de existência da Universidade Estadual do Maranhão. A cerimônia, que contou com a participação de professores, estudantes e servidores administrativos da instituição, foi iniciada com a exibição de um vídeo institucional sobre a história da Uema, desde 1981 até os dias atuais.

Ao proferir discurso em nome do Poder Legislativo, o deputado César Pires (PEN), autor do requerimento que propôs a realização da sessão solene, destacou os desafios e avanços obtidos pela Uema ao longo de sua trajetória.


“Não há como negar este fato inquestionável: a Uema consegue contribuir de forma galopante para o desenvolvimento do Maranhão”, acentuou César Pires, lembrando graves dificuldades que enfrentou no período em que exerceu o cargo de reitor desta Universidade. O deputado fez menção carinhosa e especial aos dirigentes da Uema, na pessoa do atual reitor, Gustavo Costa, como também aos professores e servidores da área administrativa.

“O mais importante de tudo é que, apesar de todos os obstáculos, vencemos a barreira da descrença. E digo mais: de tudo que fiz na minha vida, nada mais me orgulha do que ter sido reitor da Uema. Hoje celebramos 35 anos de muita glória e fico feliz em saber que a minha história é parte, também, da história desta instituição”, ressaltou César Pires.

Em seguida, o reitor da Uema, Gustavo Costa, ocupou a tribuna e frisou, em seu discurso, que hoje a Uema é uma grande Universidade. “E somos muitas universidades em uma só, pois a Uema é a cara do Maranhão”, salientou. O reitor frisou ainda que a Universidade Estadual detém o pioneirismo e a vanguarda em diversas áreas, sempre com a premissa de ampliar e melhorar a sua atuação.


“A Uema avançou, progrediu pela vontade e pela coragem de mulheres e de homens que se uniram para dizer que a luta valia a pena e que os resultados justificariam a resistência”, afirmou o reitor. “Cada professor e cada professora, cada técnico-administrativo, cada estudante têm deixado, nesta instituição, as suas marcas e inteligências”, declarou o reitor.

Gustavo Costa conclamou a comunidade acadêmica a se unir por uma universidade pública, gratuita e inclusiva. “Que tenhamos sempre o sentimento gregário, de pertencimento e que não nos faltem união e coragem, cada um no seu papel, na sua função, para levarmos adiante o que nos foi legado por tantos que nos precederam. O que nós fazemos agora, outros, amanhã, também haverão de fazer pela Uema”, afirmou o reitor.

Além do reitor Gustavo Pereira da Costa, também participaram da solenidade o vice-reitor Walter Canales Sant’Ana; pró-reitores, ex-reitores e representantes da Assuema; presidente do Sintuema, Miguel Benedito Santos; o presidente da Apruema, Ubiracy Silva Nascimento; além de estudantes e representantes das entidades do corpo docente.



Na cerimônia, o secretário de Ciência e Tecnologia, Davi Telles, representou o governador Flávio Dino, e o secretário de Administração do TCE, Bernardo Leal, representou o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro José de Ribamar Caldas Furtado. A sessão solene foi encerrada logo após a entrega da Medalha Gomes de Sousa ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário