terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A VOLTA DO VELHO ODOR FETIDO DO AUMENTO DE TARIFA PAIRA NA ILHA DE SÃO LUÍS

Por: Maxuel Silva

Nos últimos 10 anos, toda vez em que a categoria dos profissionais do transporte coletivo em São Luís resolvem fazer greve, que diga-se de passagem é sempre justa, logo em seguida resolvido o impasse é empurrado goela a baixo um aumento desproporcional a realidade do simples trabalhador assalariado que é refém do defasado sistema da cidade. Mas essa situação de humilhação profissional aplicada pelos os empresários em seus funcionários é que fazem eclodir na maioria das vezes essas paralizações, mas o mais engraçado é que os empresários que sempre(sempre mesmo) reclamam da falta de lucro são os mesmo que não abandonam o ramo, empresas como Taguatur e Primor tem o monopólio da maioria das linhas, e sempre ouvimos que os empresários não permitem que outras empresas atuem, alguém por favor me explica esse paradoxo de quem prega sua autofalência mas não larga o osso! 
As promessas de melhoria no Sistema Integrado de Transporte – SIT tem sido corriqueiramente adiadas, quando chegam ônibus novos para a cidade eles não acrescentam aos que já existem circulando, e sim substituem as velharias caindo aos pedações que os empresários insistem em fazer com que a população use, enquanto capitais como Belo Horizonte – MG a substituição dos ônibus é de 4 em 4 anos, a capital do Maranhão tem facilmente ônibus com mais de 10 anos nas ruas, e mesmo os menos antigos no último ano tem perdido duas peças e até mesmo rodas com eixo e tudo nas avenidas, o GPS que deveria ser aberto para qualquer usuário, fica a disposição somente nas salas fechadas das garagens da empresas, por outro lado cidades do nordeste como Recife - PE, Maceió - AL, Salvador - BA, possuem aplicativos para smartphones e tablets com informações sobre o transporte público como o Cittamobi, até Petrolina – PE cidade do interior com 331.951 habitante (Fonte: IBGE 2015) tem um desses aplicativos, por  meio desse  aplicativo, os moradores podem ter acesso às informações específicas dos ônibus em tempo real, como a previsão de chegada do próximo veículo. O aplicativo também mostra no mapa a localização dos pontos e suas respectivas linhas, e Petrolina nem tem um polo industrial gigantesco como o de São Luís com empresas de grande porte como a Vale e Alumar, uma Zona Industrial que recebe milhares de trabalhadores todos os dias, mas possui o menor Terminal de Integração situado no bairro do Maracanã.
O excelentíssimo governador Flávio Dino, que na sua primeira campanha a prefeitura alardeava a precariedade dos coletivos e que iria revolucionar o funcionamento, criticou durante os 4 anos do governo João Castelo a forma de como conduzia favorecendo empresários e prejudicando usuários, até então não fez nada significante para a população ludovicense, somente inventou uma linha expressa que não alivia quase nada a rotina sufocante e estressante, esse sim deveria ter vergonha na cara e honrar a sigla do seu partido, hoje seu discurso em prol do mesmo favorecido se amenizou. Uma grande alternativa para a mudança real da conjuntura de São Luís e colocá-la como protagonista e exemplo para o país como modelo a ser seguido no que tange transporte público de qualidade, eficiente e sustentável seria um maciço investimento do governo do estado nessa área, mesmo sendo de responsabilidade municipal, o estado tem condições de realizar convênios que melhorassem a vida do usuário.
Já o prefeito Holandinha Junior tem se preocupado mais em testar sua popularidade no meio do nicho evangeliquês disputando quem faz o melhor show gospel no carnaval com a então meteórica ascendente pré-candidata a prefeitura Eliziane Gama. Nesse show vários “atos proféticos” para a melhoria das condições sociais estão mais para serem patéticos já que o prefeito não tem feito muito na sua gestão... Edvaldo Holando então cristão confesso, propagador de uma gestão com a “benção divina” tem sido mais secretario do diabo do que do altíssimo, sua omissão quanto ao transporte público tem transformado São Luís em um verdadeiro purgatório e os ônibus em “trens para o inferno” de tão lotados e quentes. Carnaval esse que a muito tempo perdeu seu prestigio, e vive de uma glória passada, como atrair turistas para a nossa rica e cultural cidade Patrimônio Histórico da Humanidade sem investir na cultura e nem no transporte!? O ônibus que fazem linha para as principais praias da Av. Litorânea são uns dos piores da cidade, e uma vez que eu levei uma amiga de São Paulo para o Calhau no ônibus Calhau/Litorânea eu pensei alto: “por que será que os ônibus que fazem linha para a praia são tão sucateados e velhos?!” e ela que era de fora sabia uma coisa que eu nunca havia percebido: “quem tem dinheiro não vai a praia de ônibus, só pobre e trabalhador...”. Essa é a logica que impera: “se você é trabalhador tem que andar de ônibus velho mesmo”.A população tem que se atentar a esses golpes que são os aumentos de passagem, ainda mais em um ano eleitoral, esses aumentos são para beneficiar as campanhas dos representantes desses grupos, para depois de eleito lançarem mais aumento, e assim sempre se perpetua esse ciclo vicioso do mal, que só tem o intuito de tirar do bolso de quem tem menos para beneficiar quem tem mais e “cospem na cara” de quem acorda cedo para fazer esse estado um dos mais ricos do nordeste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário