segunda-feira, 18 de setembro de 2017

DEPRESSÃO NÃO É FALTA DE DEUS!


Eu fico muito triste em ver cristão com falas infelizes em dizer que depressão e suicídio são “falta de Deus”... e que fique claro que cristão não é imune a ter doenças neurológica, a depressão engloba desde a deficiência no nível de alguns neurotransmissores – serotonina, noradrenalina e dopamina – até alterações em níveis hormonais, isso quer dizer que depressão é como outra doença qualquer, só que com consequências devastadoras

Semana passada eu perdi um amigo que recorreu ao suicídio, ele era um homem bonito, um bom pai de família, bem casado, líder em uma igreja, mas essa doença não escolhe classe social, raça ou credo, ninguém está livre, pois somos seres humanos e a nossa condição humana é frágil e em um processo inexorável de envelhecimento, decadência e morte.

Os números da Organização Mundial da Saúde - OMS mostram claramente que o peso da depressão vai provavelmente aumentar, de modo que, em 2030, ela será sozinha a maior causa de perdas (para a população) entre todos os problemas de saúde
Ainda segundo a OMS, o número de pessoas com transtornos de ansiedade era de 264 milhões em 2015, com um aumento de 14,9% em relação a 2005. A prevalência na população é de 3,6%. É importante observar que muitas pessoas têm tanto depressão quanto transtornos de ansiedade.

O Brasil é recordista mundial em prevalência de transtornos de ansiedade: 9,3% da população sofrem com o problema, ao todo são 18,6 milhões de pessoas.

Caso esteja nessa situação busque a Deus sim, mas procure a ajuda de um especialista (psicólogos e psiquiatras), quem fratura uma perna ou está com um câncer vai primeiro ao um médico e não a um templo.


Conte com o apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), no número 141. Há sempre alguém ali esperando para falar com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário