Por: Maxsuel Silva
Novamente os empresários do transporte coletivo de São Luís descumprem o acordo do pagamento que deve ter sua primeira parte efetuada até o 5° dia útil do mês e o restante até o dia 20, a cláusula que rege os pagamentos dos funcionários está na convenção coletiva da categoria. Das 21 empresas somente 3 delas o fizeram, as restantes somente adiantaram o tíquete alimentação.
Essa situação perdura a meses, o Sindicato dos Rodoviários do Maranhão entrar com documentos em representação contra as empresas e devem ser entregue logo ao Ministério Público do Trabalho, Superintendência do Trabalho e Emprego e Tribunal Regional do Trabalho.
Isaías Castelo Branco, Presidente Sindicato dos Rodoviários do Maranhão do disse: “O que estamos percebendo é que por trás de toda essa situação existe uma manobra dos patrões. Para os empresários a paralisação dos trabalhadores é oportuna, pois, eles podem alegar a prefeitura de São Luís que não tem como honrar os pagamentos, forçando o município a decretar aumento no valor das passagens dos ônibus na capital.”
Mas as especulações são muito mais profundas, para entender como é o comportamento da vil classe empresarial precisamos voltar até o ano de 2008, onde João Castelo foi a personificação do interesse deles, era de conhecimento de muitos que Castelo teve sua campanha financiada pelo o dinheiro dos empresários do transporte, que tiveram como garantia o aumento da tarifa do transporte de São Luís para terem o retorno e lucro gigantesco mediante a esse investimento. Mesmo com diversos movimentos sociais em manifestações contra a eleição de Castelo, principalmente o estudantil, no carnaval de 2009 em uma madrugada, sem ao menos termos sidos comunicados houve o aumento no valor das passagens, mesmo que ele tenha mentido durante que não faria isso.
Quem está no poder hoje não é mais Castelo do PSDB, e não há a vista outra pessoa com tendência parecida, o que resta é fazer acordo com atual prefeito Holandinha Jr. do PDT, afinal para manter o Status Quo dos empresários é preciso alguém que dê a canetada, se não existe alguém possa ocupar isso para a próxima gestão eles estão aproveitando o quanto podem em cima de Holandinha, pois tantos aumentos dentro de poucos meses sem se quer uma melhoria de fato não é explicável. Claro que Holandinha não faria isso de graça, e com ele tem o Governador Flávio Dino lhe dando apoio, os empresários não tem a quem recorrer a não ser investir na campanha dele para reeleição. Mas até quando vamos sofre com esse jogo!? Os empresários atrasam propositalmente os salários de seus funcionários, os motoristas e cobradores fazem greve para defender seus direitos, os empresários dizem que não podem pagar e pedem a prefeitura para aumentar o valor das passagens, a prefeitura assina o decreto para o aumento e a população como sempre que se lasque!
Nenhum comentário:
Postar um comentário