terça-feira, 15 de março de 2016

O MARANHÃO PAROU TOTALMENTE!!!!

Por Gilberto Leda

Um relatório divulgado pela revista Valor Econômico aponta que o Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão caiu pela primeira vez nos últimos anos.
Segundo o levantamento, o recuo da economia maranhense em 2015 foi de 5%, três pontos percentuais a mais do que o previsto pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), órgão do Governo do Maranhão, em estudo divulgado no ano passado – o Boletim de Conjuntura do terceiro trimestre de 2015 (veja aqui).
A queda do PIB interrompe uma série histórica de crescimento, quando o Maranhão tornou-se a 16ª economia do Brasil. O último dado oficial foi divulgado pelo IBGE em 2014, e diz respeito ao ano de 2012: naquele ano, o PIB havia saltado de R$ 52,1 bilhões em 2011, para 58,8 bilhões.
Estagnação
A paralisação de obras que deveriam estar sendo tocadas com recursos do BNDES e o fechamento de empresas em todo o estado – com consequente redução de postos de trabalho – são os principais fatores do arrefecimento da economia local.
No comércio varejistas, aponta o Valor Econômico, a retração foi de mais de 14%.
Em relatório divulgado no fim do ano passado, o Imesc ainda tentou defender a política de inchaço da folha de pessoal no governo Flávio Dino (PCdoB), afirmando que essa seria uma medida para aquecer a economia e tentar quebrar o ciclo de queda.
Pelo visto, não deu certo.
A esperança dos comunistas, agora, é conseguir injetar recursos na economia com a retomada de obras financiadas pelo empréstimo do BNDES, após uma alegada regularização da prestação de contas do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário