Motoristas desviam de buracos e colocam pedestres em risco
Para fugir das crateras na Avenida Lourenço Vieira da Silva, carros sobem nas calçadas.
.POR: O ESTADO DO MARANHÃO
Foto: Fabrício Cunha
Por causa de buracos na avenida
Buracos na Avenida Lourenço Vieira da Silva, no São Cristóvão, estão causando transtornos para quem passa pela via. O principal desses problemas tem sido para os pedestres, que correm risco de serem atropelados quando os veículos fazem manobras bruscas para desviar dos buracos. No local já aconteceram vários acidentes por causa das crateras, e os carros e motocicletas envolvidos acabaram invadindo a calçada para não cair nos buracos.
Próximo à Universidade Estadual do Maranhão (Uema), dois buracos ocupam quase metade de uma das pistas. Segundo comerciantes, o calçamento da avenida foi reparado há cerca de seis meses quando os buracos ainda estavam pequenos. Mas eles voltaram a se formar e hoje causam muitos problemas.
Eduardo dos Santos, perito orçamentista de uma empresa localizada na avenida, disse que ele mesmo quase foi vítima de um atropelamento ao tentar atravessar a via. O motorista de um ônibus que vinha em alta velocidade na via tentou desviar de um dos buracos e jogou o veículo para o canteiro central, onde o perito estava aguardando para atravessar. Por pouco não aconteceu um acidente.
Há cerca de um mês, de forma semelhante, um motorista de um carro tentou desviar de um dos buracos, mas perdeu o controle da direção, invadiu a calçada e só parou depois de bater no muro de uma empresa. Por sorte, não passava nenhum pedestre no momento do acidente. "Era de tarde quando aconteceu esse acidente. Podia ter uma pessoa passando por aqui. Esses reparos têm de ser feitos antes que aconteça uma tragédia", frisou o perito.
Eduardo dos Santos frisou ainda que os comerciantes da região já acionaram a Prefeitura várias vezes para que sejam feitos os reparos na via, mas nunca foram atendidos. Eles também já colocaram entulho nos buracos para amenizar os problemas, mas não adiantou. O peso do ônibus os aumentam rapidamente
No local, vários motociclistas também se envolveram em acidentes por causa dos buracos. Muitos caíram depois de passar pelas crateras e, apesar de invadirem a calçada, não atingiram pedestres. Além disso, os engarrafamentos na avenida ficam mais longos.
Mais
Procurada por O Estado, por meio de nota a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que no inicio deste mês realizou serviços pontuais de recuperação da Avenida Lourenço Vieira da Silva. As obras para requalificação completa da cobertura asfáltica da avenida serão retomadas nas próximas semanas. A secretaria informou ainda que está realizando uma programação ampla de obras na cidade, especialmente de recuperação de drenagem, cobertura asfáltica e de calçamento de ruas e avenidas, com o intuito de assegurar a melhoria das condições de trafegabilidade para veículos e pedestres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário