Nesta quarta feira 13 na câmara municipal de São Luís, foi aprovado por mais de 95% dos vereadores, um projeto de lei que permite a solicitação de um empréstimo de cem milhões de reais para compra de uma bicicleta para que o prefeito Edvaldo Holanda Junior possa enfim, dar suas pedaladas para poder ir ao trabalho, já que os inúmeros buracos que se alastram por toda São Luís torna intragável a circulação veicular.
Bem amigos, não tem como não retratar essa questão com um pouco de humor e realidade. A verdade é que esse empréstimo poderá se perder em inúmeros caminhos, pois são vários propósitos bizarros para aplicação do mesmo. O governo municipal alega que tem que cumprir débito da gestão do governo anterior e aplicar na infra-estrutura da capital, que se encontra em situação calamitosa com avenidas e ruas intrafegáveis por conta dos inúmeros buracos e crateras resultado da administração do órgão responsável SEMOSP que, infelizmente, não tem a mínima responsabilidade na aplicação dos recursos que são destinados à infra-estrutura.
Lembram do “Mais asfalto” que o governo do Estado proporcionou à prefeitura de São Luís, e que infelizmente já se perdeu por conta de ter sido aplicado de forma totalmente fora das normas técnicas e das inúmeras chuvas em nassa capital? A realidade amigos, é que a SEMOSP vem enxugando gelo faz tempo, pois a forma como executa suas obras é jogar dinheiro pelo ralo.
Esse nosso legislativo infelizmente de uma forma irresponsável está contribuindo para mais essa aberração. Vocês podem aprovar empréstimos de trilhões para a prefeitura de São Luís, que só irá servir para fazer política e dar pedaladas, pois com esse corpo técnico que compõe o órgão responsável pela regularização asfáltica, que acham que jogar piçarra, espalhar com patrol e cobrir com asfalto é concluir avenida, o povo tá é lascado.
Todas as avenidas, ruas e travessas de São Luís não têm a mínima estrutura técnica para circulação veicular. Não existe sub base. Não existe drenagem. O material é de última. Não existe serviço laboratorial de solos concreto A camada asfáltica é sonrizal. Não existe faz parte da composição das obras. A maior parte dos nossos vereadores, infelizmente, não se preocupam em fiscalizar o dinheiro público. A câmara municipal teria que ter uma comissão composta de vereadores e técnicos da engenharia para fiscalizar diretamente toda verba aplicada no desenvolvimento da infra-estrutura municipal. Aprovar empréstimo de forma irresponsável é crime. Esse argumento que o prefeito direcionou para aprovação através dos seus líderes na câmara municipal sem nenhuma apreciação prévia, é de uma verdadeira falta de vergonha.
Então amigos, esse empréstimo é mais uma fortuna que irá para os cofres públicos municipal, de forma que a população não vai sentir nem o cheirinho pois seu verdadeiro destino já foi traçado. Infelizmente nossos representantes legislativos, com exceções de poucos, eleitos para lutar pelo bem social da nossa sociedade como todo. Mais uma vez, estão contribuindo para mais uma ciclovia em nosso município de São Luís, onde o principal ciclista é o nosso prefeito Edvaldo Holanda Junior, campeão das pedaladas haja visto que já ganhou a maratona da Citeluz (serviços de iluminação urbana).
Ontem ficou claro o poder que o executivo tem sobre o legislativo. Até parece que nossos representantes estão mais preocupados em liberar empréstimo, e nem aí para a fórmula como serão aplicados. Fica aqui a preocupação de um povo que até o momento só contribui com seus impostos e sofre com as irresponsabilidades dos nossos representantes políticos. Esperamos que os nossos representantes no legislativo municipal se retratem e criem uma comissão com corpo técnico para fiscalizar de forma responsável. Todo recurso arrecadado pelo município não pode em hipótese nenhuma se deixar levar pelos apelos súbitos do prefeito Edvaldo Holanda Junior e seus aliados, pois os apelos do povo são a verdadeira realidade que nos aflige.
É ISSO.
Por Cesar Durans
Nenhum comentário:
Postar um comentário